sábado, 13 de dezembro de 2008

Conferencia Hillsong

Aguarde informacoes!

O Dia "D"

01/09

O dia "D" foi o dia em que tudo mudou na minha vida aqui em Londres.

Eu estava na casa da Rita e so voltei para casa de noite.
Quando cheguei no quarto a Milena me mostrou o pe da Rhaisa que estava dormindo (aparentemente). Ela tinha caido do terceiro andar da escada de casa e naquele momento ela ja tinha tomado um remedio pra dor e estava com gelo no pe que ja estava do tamanho de um pao frances medio e comecando a ficar roxo.

Como eu achei que ela estava dormindo e nao entendo nada de pes fui dormir.
Quando acordei 4h15 da manha, ela estava sentadinha na cama chorando de dor.

Aquilo me cortou o coracao.
Fui trabalhar e disse para que ela me esperasse ate as 8h que eu voltaria e a levaria ao hospital.

Chegamos ao St Thomas Hospital (hospital publico) exatamente as 11h10 da manha com a Rhaisa se acabando de chorar de tanta dor.

Em 20 minutos ela foi chamada para a primeira avaliacao e fichamento e entao voltamos para a sala de espera.

Naquela manha deveria ter + ou - 35 pessoas. Um rapaz jovem mancando, um outro homem ja de idade com os pulsos cortados e os demais com aparencia de gripe ou algo aparentemente nao muito grave.

A hora foi passando, passando e a Rhaisa chorando, chorando, quase desmaiando de dor... Foi entao que levantei fui ate a recepcionista e com cara de brava e com uma fluencia em ingles que surgiu nao sei da onde pedi para que eles fizessem alguma coisa por ela antes que ela desmaiasse.
Entao a recepcionista educadamente me disse que ela ja tinha feito a ficha e dado uma senha para a Rhaisa e nos so teriamos que esperar o numero dela ser chamado. So isso! Simples assim!

3 horas da tarde. Esse foi o horario em que fomos atendidas.
Estavamos as duas sem comer nada desde entao. Eu tinha medo de sair procurar alguma coisa pra comer e ela ser levada para outra sala que eu nao pudesse entrar depois.

Resumo da opera: Saimos do hospital as 7 da noite com o resultado de fraturas em 3 partes do pe e a possibilidade de uma futura cirurgia.

Voces podem imaginar isso??? Ela tinha tantos sonhos..., tinha acabado de conseguir o tao esperado emprego de nanny, estava estudando ingles numa boa escola, amava o fato de estar morando em Londres e a possibilidade de renovar o visto para mais um ano.

Resolvi ajuda-la. Na medida do possivel a ajudava tomar banho, fazia a comida dela, essas coisas.

Ate que veio o grande dilema: Vou perder meu emprego, e agora???
Tudo bem. Resolvi ajuda-la nisso tambem. Eu trabalharia no lugar dela ate ela poder voltar e entao eu iria tentar a minha vaga em uma cozinha.

Tempo, tempo, tempo, tempo... tempinho, tempao...

Nesse tempo a minha rotina foi:

4h15 - acordava para ir para o clenear
8h30 - ia do cleaner direto pra escola
12h30 - saia da escola e quando dava ia pra casa comer alguma coisa. (na maioria das vezes nao dava e entao eu ia direto trabalhar como nanny)
14h30 - comecava a trabalhar de nanny e ficava ate a noite
22h00 - era a media de horario que eu chegava em casa.
Entao comia alguma coisa, tomava banho, arrumava as coisas pro dia seguinte e ia dormir por volta as 23h30.

Isso aconteceu de domingo a domingo por 2 meses e meio.

Chegou um momento que meu corpo nao aguentou mais e eu cai de cama com febre, gripe e muitas dores.
Entao a Rhaisa passou a cuidar de mim.
Fazia minha comida e muitos chas de alho e gengibre pra eu sarar logo.

Mas eu tinha um proposito que era segurar o emprego dela e eu iria aguentar firme ate o fim.
E a essa altura ja sabiamos que ela nao iria precisar operar o pe.

No final de tudo acredito que fui eu que sai ganhando com tudo isso: trabalhei com uma familia muito legal, aperfeicoei meu ingles, e ganhei uma grande amiga para a vida toda.

E essa e a razao de eu ter ficado tanto tempo sem postar as novidades.

Sobre a Entrevista no Hilton

Voces se lembram que eu tinha uma entrevista no Hilton Metropole???

Pois entao, um dos Chefs me disse que eu teria que voltar na proxima semana e o Chef executivo me pediria para preparar um prato que se ele gostasse talvez eu fosse contratada.

Passei uma semana me preparando piscologicamente. Liguei correndo pra Chef Michele pra discutir algumas questoes sobre tecnicas e como tentar agradar uma equipe de Che fs sendo cada um de um pais: Franca, Inglaterra, India, etc, pensando nas questoes culturais, o jeito que cada um trabalha, o que eles comem, esse tipo de coisa.

Fiz uma comprinha basica de ingredientes frescos porque queria ter uma carta na manga.
Se ele me desse alguns ingredientes para preparar algo na hora eu tambem poderia apresentar o que eu ja tinha em mente.

Cheguei la com 1 hora de antecedencia e fiquei la sentada mais 40 minutos esperando pelo Chef.

Ele me recebeu e nos fomos para o restaurante em uma mesa mai reservada.

Me perguntou sobre higiene e manipulacao, seguranca na cozinha, tendencias, como eu preparo feijoada, salpicao, saladas, etc. E e claro que tudo isso em ingles. E e claro que muitas vezes eu tive que fazer mimica e desenhar (literalmente).

No final de 2 horas ele me disse que teria que conversar com os outros Chefs porque realmente eles nao estao acostumados a trabalhar com mulheres o cozinha.

O QUE???????????????????????

Ele passou duas horas comigo pra me dizer que nao trabalha com mulheres?? O QUE??????
Fiquei indignada.

Licao do dia:
- Sim, ainda existe preconceito na cozinha em relacao as mulheres.
- Sim, um bom ingles e fundamental. O mundo inteiro fala ingles. E se eu tivesse fluencia em ingles talvez conseguisse convence-lo que ele nao iria se arrepender de me contratar.

Ola Pessoal,

Gostaria de me desculpar por ter passado tanto tempo sem postar as novidades, mas aconteceu tanta, mas tanta coisa coisa que acabei ficando sem nenhum tempinho livre.

Mas agora prometo que escreverei sobre tudo que aconteceu tentando ser o mais fiel possivel as datas.

Aproveito para agradecer a voces que tem me acompanhado e tem deixado recadinhos de boa sorte e pedindo pelas atualizacoes.

Bjim no coracao de cada um de voces.

Chef Lia.

domingo, 7 de setembro de 2008

Uma Tarde no Museu 2

30/08

Continuando...

A nossa segunda visita foi ao Natural History Museum (Museu de Historia Natural) - Simplesmente fascinante!

Antigamente, esse museu era um repositorio de pecas trazidas por Charles Darwin e pelo botanico do capitao Cook, Joseph Banks.

O museu divide-se em tres partes distintas: a Azul abriga a Dinosaur Gallery; a Verde abriga as galerias Ecology e Creepy Crawlies (galeria que mostra como boa parte dos 1,3 milhao de bichos rastejantes conhecidos vivem em nossas casas) e a Vermelha que abriga as exposicoes geologicas.

No hall de entrada nos deparamos com uma imensa escada rolante que "viaja" por um globo gigante - modelo feito em ferro, zinco e cobre para simbolizar a composicao da terra - e animais esculpidos em ceramica.

E um museu sobre a vida na terra e sobre a propria terra.

Entre 70 milhoes de exemplares de atracoes destaco o Power Whitin - lida com vulcoes e terremotos . Tem um espaco que e a replica de um mercado japones onde podemos assistir ao exato momento em que as cameras registraram o famoso terremoto de Kobe em 1995 e atraves de um Simulador de Terromotos, o chao comeca a tremer e os produtos a cairem das prateleiras, e assim vivenciamos a mesma cena a que estamos assistindo. E SIMPLESMENTE DE ARREPIAR. Da ate vontade de chorar...

Uma Tarde no Museu 1

01/09

A Rhaisa e a minha maior companhia para assuntos culturais. Sendo assim, hoje reservamos o dia para visitar museus.

Londres abriga 240 museus e a maioria tem a sua entrada Free. Nao e ma-ra-vi-lho-so???

Para hoje escolhemos somente 2:

Victoria and Albert Museum: museu de artes decorativas com 145 galerias ecleticas: colecoes de joias, moda, metais, vidros, tecidos, esculturas, pinturas, gravuras e tesouros de todo o mundo, desde a China antiga, a Italia Renascentista ate a atual Gra-Betanha.

Logo que chegamos fomos informadas de que teria de graca uma visita com guia por 1h30. E claro que aproveitamos. Fizemos o percurso com o guia por esse tempo, mas na verdade nao da pra ver nem metade do museu de tanta coisa que tem.

"Esculturas" de vidro no teto.

Detalhes na parede em ouro.

Toda a construcao feita em marmore.

A cama que pertenceu a Shakespeare.

Explicacao detalhada dos lencois, medidas, etc

Camden Town

30/08

Hoje acordei e decidi que todo sabado vou para um lugar diferente, mesmo que sozinha.
Quando chega o sabado ja estamos tao cansados das atividades da semana e o clima continua tao cinza que se nao tomarmos cuidado, o sabado chega ao fim e quando nos damos conta passamos o dia inteiro na cama ou fazendo nada. E isso e incabivel, afinal, estamos em LONDRES e ha sempre uma novidade a cada esquina.

Hoje resolvi ir para Camden Town. Dizem que e a regiao mais louca de Londres. Das pessoas mais "estranhas" e bizzarras. E tambem e a casa de muitos artistas famosos.
No momento, a maior celebridade de Camden Town e a cantora Amy Winehouse - 24 anos - dona de uma voz incomparavel, mas que tem se afundado no mundo das drogas.

E por falar em famosos... estava eu atravessando a rua e quase trombei com tudo em um garoto.

Quando me virei para pedir desculpas... tcham, tcham, tcham, tchammmmmm, adivinhem quem era...

JONATHAN Rhys Meyers - o ator da serie The Tudors - que passa no Brasil pelo canal People + Arts - E uma serie de drama baseada na historia de Henrique VIII que foi Rei da Inglaterra (28 de junho de 1491 a 28 de janeiro de 1547).

Nos dois nos viramos ao mesmo tempo, e quando eu percebi que era ele, em vez de dizer "Sorry" eu disse "The Tudorsssss", rsrsrrsrsrrsrs. Foi tao inesperado que foi a unica coisa que consegui falar. Tambem, quando e que eu ia imaginar que iria trombar com ele naquela linda tarde de sol????????????

Por um minuto me pareceu que ele voltou ao "mundo real", capitou o que eu disse, me sorriu com aquela "boca torta" que e tipica dele e depois se virou todo se mordendo com tics nervosos e sumiu em meio a multidao.

Pois e, definitivamente ele estava sob o efeito de alguma substancia quimica...

Sai correndo e fui ligar para a minha irma (que a proposito me faz MUITA falta) para cairmos na risada, rsrsrsrrsrsrsr.

Ps: como voces podem perceber, nao fui eu que tirei essa foto dele (obvio). Mas aguardem porque colocarei fotos sobre as lojas de Camden Town.

Greenwich

24/08

Hoje era a folga do Dico, entao resolvemos fazer sair pra conhecer mais algum ponto turistico de Londres.

Fomos para North Greenwich. Isso mesmo, e justamente aqui que passa o Meridiano de Greenwich, uma linha imaginaria que divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude e estabelecer os fuso-horarios.

O Meridiano de Greenwich atravessa dois continentes e sete paises: Reino Unido, Franca, Espanha, Argelia, Mali, Burkina Faso e Gana.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Walkabout

22/08

Heiiii, lembram da Erika??? Aquela garota que tambem mora na minha casa e trabalha no Walkabout - pub australiano.
Pois entao, so em Londres existem 11 pubs Walkabout e ela faz rodizio trabalhando cada dia em um deles.
Hoje ela vai para o que fica em Putney e convidou a Milena e eu para irmos juntos. WHY NOT??

Cada Walkabout oferece uma programacao diferente. Uns sao so boate, outros sao pubs e depois viram boates, etc.

Nessa noite estava passando em um telao um dos jogos da temporada final de Criquet, em outro telao estava o atletismo das Olimpiadas de Pequim e em outro telao estava passando um jogo de Rugby.

No total, naquele momento, no pub haviam 7 mulheres contando com a Milena e eu.

Esqueca de qualquer coisa, de qualquer estrategia, esqueca de tudo quando um ingles esta assistindo a um jogo desses. Eles somente desviam a atencao da tela para correrem ate o balcao pra pedir uma Pint (500ml de cerveja) ou uma jarra de cerveja (2 litros).

Somente depois que os jogos acabam eles voltam a interagir com o ambiente e o pub vira boate.

Depois de la, voltamos pra casa de onibus mas resolvemos descer na Picadilly pra tirar algumas fotos.
Isso era 1h30 da manha e as ruas estavam cheias de gente passeando e tirando fotos como se fosse 7h00 da noite. (Quase igual ao Brasil ne???? rsrsrsr)

Essas charretinhas sao uma opcao para voltar pra casa depois da balada. Mas no caso nos so estavamos tirando foto mesmo, porque acabamos indo embora de onibus.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Entrevista no Hilton Metropole

20/08

Hoje nao fui para a aula.
Acordei 4h15 da manha e fui para o cleanner. Saindo de la, fui procurar algum mercado que vendesse legumes fresquinhos para eu levar para a entrevista no Hilton. Como o Chef disse que eu teria que preparar um prato, eu resolvi levar algumas cartas na manga.

Cheguei no Hilton com 20 minutos de antecedencia e fui procurar a Angela no lounge bar. Depois de 15 minutos ela apareceu e foi avisar o Chef que eu ja estava la.
Fiquei sentada no lounge bar por uns 35 minutos e quase dormi. Fiquei lutando contra o sono, afinal ja estava ha 2 noites acordada pensando nessa entrevista.

Entao a Angela apareceu e me encaminhou ate o Chef Michael, que e o Chef executivo e que faria a entrevista comigo.
Fomos ate a mesa do restaurante e antes dele comecar a falar comigo eu ja fui logo pedindo para que ele falasse devagar para que eu pudesse entender.
Assim comecamos... ele me perguntou sobre a minha formacao, sobre a gastronomia tipica do meu pais, falou sobre higiene e manipulacao, sobre a realidade do trabalho em cozinhas de hoteis, pediu para eu descrever como fazer uma feijoada, (imaginem eu tentando descrever as partes de um porco com mimica, rsrsrsr, merecia ter sido filmado), como fazer um salpicao, como preparar uma salada (eu poderia falar sobre qualquer uma). E assim se passaram 1h30 de conversa.

No final ele disse que gostou muito de mim, poremmmmm... ele precisaria conversar com os outros Chefs ja que eles nao tem nenhuma mulher na cozinha deles. E talvez me ligasse na proxima semana para um trainee.
Outro detalhe importante: eles dao preferencia para quem pode trabalhar Full Time (periodo integral) e como eu tenho o visto de estudante, ele so me permite trabalhar Part Time (uma parte do dia que some 20h na semana). Isso acontece em muitos estabelecimentos.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Oleo de Peroba

15/08

Hoje la pelas 11h30 da manha, eu ja nao aguentava mais ficar acordada na aula. Estava muito cansada e "pescando" varias vazes. Resolvi ir embora mais cedo.

Na verdade, a minha ideia era ir direto pra casa pra dormir um pouco. Mas, quando eu sai na rua, o sol estava aparecendo - o que e muito raro em Londres - entao liguei o celular e fui dar uma caminhada pelas ruas pra receber um pouco de sol.

Passados uns tres minutos, o meu celular toca.

Era a Angela (a garota da internet de ontem. Lembram-se?), me perguntando o que eu iria fazer a tarde, porque ela havia entregado o meu curriculum para os Chefs do Hotel Hilton e um deles poderia me receber ate as 15h00.

Fui pra casa voando. Tomei um banho e peguei o metro por quase 1h ate a estacao de Edgware Road, que fica a 3 quarteiroes do Hilton.

Cheguei la e ja procurei a Angela. Como ela estava ocupada, me acomodou no lounge bar, me serviu um magnifico suco gelado de maca (apple), me deu de brinde uma caneta de madeira com o emblema do hotel e me deixou alguns cardapios para eu dar uma olhada e ficar por dentro do que eles servem.

Vinte minutos depois, a Angela me levou ate a cozinha percorrendo varios caminhos pelos bastidores do Hotel. A cozinha e imensa e eu consegui ver um Chef Frances (muito bravo naquele momento) trabalhando e um ajudante Chines.

E enquanto isso, passavam por mim varias e varias Gns com mini-doces, um mais apetitoso que o outro.
Entao o Chef Partha veio me receber para a entrevista. E claro, a entrevista TODA EM INGLES.
Eu pedi para ele falar um pouco mais devagar para eu entender. Ele me perguntou sobre a minha formacao, sobre o que eu estava fazendo em Londres, quais as minhas especialidades na cozinhas, falou sobre as dificuldades de se trabalhar em uma cozinha de hotel, essas coisas...
No final pedi a ele (na verdade quase implorei), para que ele me deixasse fazer pelo menos um teste, que ele me desse uma chance porque ele nao iria se arrepender.

Entao ele me disse que tudo bem. Era pra eu aparecer novamente na proxima quarta-feira as 14h00 para eu prepar um prato para o "Top Chef" do hotel. Entao se esse "Top Chef" gostasse, talvez ele me contrataria.

As vezes eu fico aqui pensando: Porque que eu me enfio nessas coisas??? Da onde vem tanta cara de pau? Da onde sai tanta coragem pra dizer que eu sei, que eu farei as coisas, se na verdade eu nem sei se darei conta???

Me bateu um panico imenso e eu fui correndo ligar para uma grande amiga no Brasil, que de quebra e uma grande Chef de Cozinha, a Michele Novembre.
A Michele foi uma das primeiras (senao a primeira) mulher a comandar um dos setores da cozinha do Grande Hotel Aguas de Sao Pedro - o Garde Manger. E tambem foi a primeira Chef com quem eu fiz estagio.

Ela ficou um tempao tentando me acalmar. Discutimos algumas ideias e fixamos alguns pontos: com certeza eles avaliarao tecnica, agilidade e equilibrio emocional. E no mais, em relacao a montagem do prato, e melhor deixar o coracao levar.

Com certeza o Chef colocaria alguns ingredientes na bancada e pediria para eu montar algum prato na hora. Mas na duvida, eu levaria alguns ingredientes na bolsa para preparar um prato previamente discutido com a Michele, caso o Chef deixasse.

domingo, 24 de agosto de 2008

Voces acreditam em Deus????

14/08

Hoje, meu segundo dia de emprego, o relogio despertou as 4h15 e eu fiquei enrolando um pouquinho na cama porque eu tinha certeza que alguem dia me batido durante a madrugada ou eu tinha sido atropelada e nao me lembrava. Estava completamente Q U E B R A D A.
Acontece que quando olhei no relogio novamente eu tinha apenas 10 minutos para trocar de roupa e sair correndo por 1 quarteirao para pegar o onibus e mesmo assim eu ainda passei no quarto da Roberta para acorda-la porque pelo visto ela tambem havia perdido a hora.

Para minha surpresa, quando abri a porta nao havia mais ninguem no quarto. Ela havia saido sem me chamar... WHY?????????
Sai mais do que voando e tentando lembrar qual era o onibus que eu havia pego no dia anterior quando estava com a Roberta e se ainda eu pegasse o onibus certo, em qual ponto eu teria que descer?????
Eu simplesmente nao acreditava; atrasada no meu segundo dia de emprego????? Isso era demais pra mim.

Cheguei, me desculpei com a Julieta e fui para os meus banheiros.
Duas horas e meia limpando banheiros da tempo de voce repensar a sua vida e mais do resto da populacao mundial.
Mas naquele momento pensei sobre o fato de eu estar ali. Porque eu larguei o emprego dos meus sonhos no Brasil com pessoas que eu gostava para vir pra ca?? E a minha familia??? Agora era muito claro pra mim o real significado e o peso da palavra Familia. E os meus amigos??? O que sera que eles estariam fazendo?? E a Roberta, porque ela saiu sem me chamar???
Ahhhh, nessa manha tudo ficou muito pesado para mim. Algumas ideias se clarearam e outras ficaram muito mais confusas. Enfim, isso foi realmente muito dolorido...

De repente me veio a mente um bilhetinho com um versiculo da Biblia que a minha mae havia me dado uma vez quando eu fui morar em Campinas no final de 2006: "Abstenha-se da sua forca para usar a forca que vem de Deus" (preciso encontrar a referencia)
Lembrei-me tambem de que existe uma parabola na Biblia que fala sobre dois fazendeiros que oram a Deus pedindo para chover no campo deles, pois fazia muito tempo que nao chovia. Mas apenas 1 deles havia preparado a terra para receber a chuva.

Nesse sentido, comecei a orar pedindo para que Deus me mostrasse como preparar a minha terra porque eu precisava receber a chuva Dele. Porque eu nao queria mais me sentir como naquela manha, e porque eu gostaria muito de estudar ingles, e gostaria tambem de conseguir um bom emprego na minha area ja que eu estava ali exatamente por essas duas coisas: aprender ingles e adquirir mais experiencia em cozinha.

Obs:Pra quem nao sabe, antes de vir, fiz uma lista com o nome de 3 hoteis: Hilton, Waldorf e Savoy e de 2 restaurantes: o do Gordon Ramsey e do Jamie Oliver que eu com certeza iria bater na porta pedindo emprego. E se nenhum desse certo, entao eu partiria para os Pubs.

Bom, deu meu horario e eu ja bem mais aliviada fui para a minha aula.
Depois da aula, resolvi passar o meu curriculum para o ingles, ja que e necessario deixar um curriculum em todo e qualquer lugar que voce va pedir emprego.

Entrei na mesma Lan house de costume mas nao consegui sentar no computador que sempre uso. Tinham somente dois computadores livres e eu ocupei um deles. De repente senta do meu lado uma menina falando em ingles no celular e eu so prestando a atencao e pensando que um dia o meu ingles iria ser tao bom quanto o dela.
Alguns minutos depois, essa mesma garota atende uma ligacao no celular e comeca a falar em portugues.

Prestem bem a atencao nesse acontecimento.

Depois de mais alguns minutos ela pede a minha caneta emprestada.
Eu prestando a atencao nela e fazendo o meu curriculum ao mesmo tempo. Mas eu nao sabia como falar em ingles Bacharel em Turismo que e a minha primeira formacao.
Sendo assim, a garota do meu lado falava ingles fluentemente, pelo visto era brasileira e ja havia ate pedido a minha caneta emprestada, entao eu resolvi perguntar pra ela como eu escrevia a palavra "Bacharel" em ingles.
O nome dela e Angela, e essa foi a nossa conversa;

Lia: Oi, voce e Brasileira? Mora aqui faz tempo?
Angela: Sou Brasileira e moro aqui ja faz 5 anos.
Lia: Entao voce poderia so me ajudar como escrever Bacharel em Turismo em ingles?
Angela: Nossa, voce se formou em Turismo??
Lia: Me formei, porque?? Voce tambem?
Angela: Nao. E que eu trabalho em um hotel aqui. Voce esta procurando emprego??
Lia: (eu quase caindo da cadeira) Simmmm, eu estou sim procurando emprego. Mas eu tambem me formei Chef de Cozinha e na verdade estou procurando emprego na cozinha, mas e claro que nao vou recusar nehuma oportunidade.
Angela: Nossa, na cozinha?? Ahh, termina entao o seu curriculum e ja me da uma copia que eu vou entregar la para os Chefs da Cozinha porque eu conheco todos eles e vou falar que voce e minha amiga.
Lia: Nossa, voce faria isso mesmo por mim? Como eu poderia te agradecer? Voce parece que
caiu do ceu...
Angela: Olha, tomara que de certo. Mas se nao der no hotel eu posso conversar com a minha sogra pra ver se ela pode te ajudar.
Lia: E onde a sua sogra trabalha? Tambem em cozinha??
Angela: Nao. Ela trabalha na BBC. (a maior rede de televisao da Inglaterra, e que grava os programas de culinaria da Nigella e do Gordon Ramsey)
Angela: Olha, mas nao esquece de me ligar amanha as 17h30 pra saber o que deu sobre o hotel.
Entao eu a agradeci por tudo aquilo mais de mil vezes, dei a minha caneta de "presente" para ela e antes de ir embora perguntei...
Lia: A proposito, qual e o hotel que voce trabalha??
Angela: HILTON METROPOLE!
www.hilton.co.uk/londonmet

Acredito que Deus tem um grande proposito para a minha vida aqui. E ele tem comecado a me mostrar isso.
Seja fiel a Deus e ele te recompensara, realizara os desejos do seu coracao no tempo certo.

Depois de tudo isso, fui me encontrar com a Rita. Combinamos de jantar na casa dela para colocarmos a conversa em dia. Afinal, estou aqui em Londres por influencia dela e infelizmente e a pessoa que eu menos encontro por aqui. Simplesmente porque moramos muito longe e temos os horarios muito diferentes.
ELA PREPAROU CANJA.
Quer comida mais aconchegante do que canja??? Tem gostinho de Brasil, cheirinho de colo de mae e ainda aquece o coracao e a alma.

FECHEI O DIA COM CHAVE DE OURO!

Meu Primeiro Emprego

13/08

Uhuuuuuuuuuuuuuuuuu CONSEGUIIII o meu primeiro emprego.
Nossa, ate que nem demorou ne?!

Ontem eu estava em casa a noite e a Roberta que tambem mora comigo me perguntou se eu nao gostaria de ir com ela ate o escritorio do lugar onde ela trabalha pra eu preencher um formulario de emprego.

Entao la fui eu. Acordei as 4h15 da manha (de hoje quarta-feira), pegamos o onibus as 5h00 e fomos para o escritorio. Ela subiu para o trabalho e eu fiquei esperando para conversar com o Cleiton - o gerente brasileiro.
Ele entregou o formulario na minha mao, pediu para eu trazer preenchido no dia seguinte e disse-me que eu ja poderia comecar naquele momento.

Yesssssssss, isso mesmo. E assim que eu gosto. De gente rapida. rsrsrrs.

Pois agora eu trabalho em uma Universidade - UCL SCHOOL OF SLOVENIC AND EAST EUROPEAN STUDIES.
E uma Universidade de Antropologia para alunos vindos do Leste europeu.

Ahhh, eu sei que nesse momento todos voces devem estar muito orgulhosos de mim. "Nossa, a Elianinha e boa mesmo! Ja conseguiu emprego, e em uma Universidade. Uau, ela e o orgulho da familia"

Bom, continuando... como eu estava falando, eu consegui emprego em uma Universidade, e o meu cargo e de... tcham, tcham , tham, tchammmmm, rsrsrsrrsrsrs

Eu sou responsavel por 5 andares, tcham tcham tcham tcham..., rsrrsrsrs DE BANHEIROS, rsrsrsrrsrsrs

Parem de rir, e isso mesmo. Eu lavo 5 andares de banheiros dessa Universidade. Isso mesmo, sou cleaner nessa Universidade.

Mas como ja dizia o meu queridissimo tio Ivam parafraseando Euclides da Cunha: "A vida e um constante adaptar-se".
Vejamos as coisas pelo lado bom: Nao e qualquer um que entre um banheiro e outro pode parar na biblioteca e folhear livros sobre a Russia, sobre a Polonia, sobre a Eslovenia, etc. (espero que a minha chefe - a Jullieta, uma Colombiana - nunca leia isso).

Entao agora faco assim: acordo todos os dias as 4h15 da manha e pego oonibus a um quarteirao de casa as 5h00. Entro no trabalho as 5h30 e saio as 8h00.
Vou direto para a escola porque nao da tempo de voltar para casa.
Chego na escola e ainda fico meia hora esperando abrir. Assisto aula das 9h30 as 12h30 (as vezes quase morrendo de canseira) e depois tenho o resto do dia para procurar outro emprego, ou lavar roupa, ou sair para conhecer algum lugar, etc.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Pronto, fui batizada.

11/08

Hoje cheguei em casa depois da aula ja eram mais ou menos 16h30.

Logo que cheguei, a EriKa me perguntou se eu gostaria de fazer um cleaner (limpeza) na casa de um conhecido dela que havia dado uma festa no final de semana.

MAS E CLARO QUE EU QUERO, respondi assim que ela me disse que ele me pagaria o valor que eu havia pedido - £10 a hora (as faxinas normais pagam £5,25 a hora).

Entao la fui eu toda animada pra ganhar no minimo £20.
A casa era de dois andares e bem grandinha. Moram dois franceses e um brasileiro. E pra falar a verdade eu acho que eles convidaram metade da Inglaterra para essa festinha.
Agora imaginem... vou falar somente sobre a sala: impossivel saber qual era a cor do chao pois o mesmo estava inteiramente coberto de latas e garrafas das mais diferentes bebidas e tambem dos mais diversos tipos de cigarros.
So para resumir, ao final de 2horas eu havia retirado 8 sacos de lixos daqueles pretos grandes. E ainda nao precisei limpar 1 quarto porque simplesmente nao tinha como entar nele de tanta coisa entulhada e tambem nao precisei lavar a louca porque a pia estava entupida (Ufaa!).

Emprego ou "bico" de cleaner e o mais facil de arranjar por aqui. 99% das pessoas que chegam aqui acabam fazendo cleaner ate arranjarem outro emprego.
Geralmente, quando se faz cleaner nas casas, nao se limpa os quartos, somente as areas em comum. Nesse caso pediram para que eu limpasse porque a festinha se estendeu para TODOS os comodos da casa.

Tudo bem que no final de um cleaner desses a gente acaba precisando de uma protese de bracos, pernas, coluna, etc, Mas as dores amenizam quando a gente abre a carteira e ve £20 a mais, rsrrsrs.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Regent Park

10/08

Hoje foi meu primeiro domingo como parte do Team Hillsong.

Eu faco parte do grupo que trabalha com a traducao do culto para os Brasileiros e para os Hungaros.

A Milena e a Raiza foram juntas para assistirem ao culto.

Depois do culto e do almoco resolvemos passar a tarde no Regent Park - abriga o London Zoo...

So a Raiza que nao pode ir porque estava na casa de uma familia fazendo teste pra trabalhar de Nanny.

Depois do Regent's Park..., brincando com o modo de vida Londrino.

Chegamos em casa e aproveitamos pra ficar e brincar um pouquinho com o Dico que estava indo pra Austria encontrar as irmas.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Sem comentarios

09/08

Hoje acordamos era + ou - 13h30. Como estavamos Milena, Raisa e Eu em casa resolvemos fazer um almoco de "mae": arroz, frango assado e uma saladinha de folhas. Ahhhh comfort food...

No final da tarde resolvi ir para o Dinner Party que faz parte da programacao de verao da Hillsong.

Uma brasileira me ligou passando o endereco do local, avisou que era um pouquinho longe, mas que me esperava la.
Eu estava empolgadissima porque estariam pessoas do mundo inteiro la.

Quando deu mais ou menos 18h30 eu resolvi pegar o metro para ir pra Festa que comecaria as 19h00 (eu sabia que iria chegar atrasada)
Enfim..., peguei o metro em Bermondsey e fui ate a estacao de Waterloo (10minutos) para poder pegar o trem ate Clapham Junction (+ 30 minutos). De Clapham Junction peguei outro trem ate Wands Worth (+ 45 minutos) e cheguei ao local da festa.
Saindo da estacao, a informacao que eu tinha e de que era a casa era bem proxima. Sendo assim, pedi informacao na rua e fui andando, andando, andando... e nao achei o endereco.
Dei meia volta e logo a "brasileira" me ligou. Disse que era pra eu esperar que ela iria perguntar para alguem na festa pra que lado eu iria. (ela estava mais perdida que eu????). Ela mandou e eu voltei todo o caminho e virei em uma esquina...
Nessa esquina comecou a chover, eu trombei (trombei de trombar mesmo - de as coisas cairem no chao) com uma familia italiana que tambem estava perdida por ali e me pediam informacao em ingles misturado com italiano e eu tentava responder em espanhol para o filho deles que dizia que entendia.
Coloquei minha capa de chuva e a "brasileira" me ligou novamente. Falou que nao era pra eu entrar onde eu entrei. Era pra eu voltar, seguir nao sei pra que lado e virar em outra rua. E la fui eu... Andei, andei, andei, andei, virei, virei novamente, andei mais um pouco, dei tres pulinhos, uma cambalhota e a "brasileira" me ligou novamente. Disse a ela que eu estava na frente de uma igreja imensa e ela me respondeu que o mapa que ela estava olhando nao tinha referencias, apenas nomes de ruas... Tudo bem. Segui a sua ultima instrucao e me vi mais perdida ainda.
Ja eram 21h30, estava chovendo e eu decidi tentar encontrar a estacao e voltar pra casa. Mandei um torpedinho para a "brasileira" agradecendo por tudo e fui embora.
A hora que cheguei na primeira estacao de trem eu estava TAO chateada que nao vi que chao da estacao e o chao da porta do trem nao estava no mesmo nivel, entao adivinhem so??? Isso mesmo, rsrsrsrs, eu cai dentro do trem, rsrsrsrs e um Ingles todo educado veio me ajudar a levantar...
... ... ... ...
... ...

Me reservarei o direito de nao fazer comentarios sobre esse dia.

Nada como os amigos!

08/08

Hoje falando com o meu pai pelo telefone, ele me disse que assim que eu arrumar um emprego ele me da de presente uma viagem de trem a Paris.

Parissssssssssssss - Franca, Uauuuuuu. Imaginem eu - Bon jour Mes Amis!! Je Suis a Paris!!

Mas enquanto eu nao arranjo um emprego, deixe-me continuar contando sobre Londres mesmo.

O Dico que mora na mesma casa que eu, trabalha ate quase 1h da manha no bar Dim't, que e especializado em comida asiatica (http://www.dimt.co.uk/)

Hoje ele chegou e me trouxe de presente um box de Sweet Coconut Chicken- massa talharim ao molho de coco com pedacos de frango e tiras de pimentao, e claro, tudo muito apimentado.

Aiiiiii... foi tao bom! Uhuuuuu, mais uma comidinha diferente.

A proposito, preciso contar um segredo: O Dico esta inteiro, exatamente inteiro picado. Sao picadas muito grandes pelo corpo inteiro. Foi o maldito Bed Bug.

Bed Bug e um pequeno bichinho que gruda em tudo como se fosse carrapato e se por uma infelicidade ele entra na sua casa... Esqueca. Esta tudo acabado. Ele infesta a casa de um jeito que as pessoas sao obrigadas a se mudarem, ja que nao existe dedetizacao combativel para ele.

Coitadinho do Dico...

Mas ja que calhou justamente do Dico ir para a Austria apos 1 dia de ser todo picado, nos aproveitamos e jogamos o colchao dele fora (achamos que o colchao poderia estar com o Bed Bug ja que so o Dico foi picado e mais ninguem).

Ps: antes o colchao no lixo do que todos nos morando na rua nao e mesmo?

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Bons momentos

07/08

Hoje depois da aula, fui abrir uma conta no banco HSBC com o Filipe, o Felipe, o Eric e o Leandro. Afinal todo mundo que quer trabalhar aqui, entre muitas outras coisas, precisa ter uma conta no banco.

Pedi para o Sr. que me atendeu que eu gostaria de abrir uma Basic Bank Account. Como eu tenho visto para 6 meses, eu posso abrir a conta Basica que nao me custa nada. Mas que tem visto para mais tempo so pode abrir outros tipos de contas que no minimo e cobrado uma taxa de 6 libras ao mes.

Antes de comecarmos eu falei que era brasileira e que meu ingles ainda nao estava muito bom. Mesmo assim ele me perguntava um montao de coisas, (falando super rapido) e no final dizia: It's good for you? E eu: Yessss, it's good for me.
Acho que respondi isso umas 5 vezes. So espero que ele nao tenho feito eu assinar um papel dizendo que eu adoraria doar todos os meus sapatos, e de pois perguntado: It's good for you??? e eu repondido: Yessss, It's good for me!
Bom, daqui 15 dias e pra eu receber o meu cartao do banco em casa. Entao acho melhor esperar ate la.

Agora todos com contas no banco e mortos de fome, resolvemos almocar juntos.
O Felipe contou sobre um almoco "diferente" que ele tinha feito no Pizza Hut alguns dias atras, entao resolvemos ir ate la pra verificar.

Nao dava pra acreditarrrrrrrrr! Por £7 era rodizio A VONTADE de pizzas, massas ao molho branco e vermelho, muitas saladas e refrigerantes no copo PINT (500ml). Mal acabava um copo de refrigerante e a moca ja colocava outro para cada um. E as pizzas e as massas chegando a cada minuto e fresquinhas. IT'S WAS AMAZING, AWSOME, E TUDO DE BOM.

Tudo bem..., eu tambem acho £7 meio carinho, mas reservar um dia pra isso vale muito a pena. E voce nem precisa jantar depois porque o buffet e ate as 15h00.

Holywood London

06/08

Hoje como de costume fui para a aula de manha, passei a tarde na internet procurando emprego, depois peguei o metro pra voltar pra casa e de repente... tchan tchan tchan tchan...

Estava eu toda tranquila dentro do metro lotado quando o "mocinho" do metro (nao sei se e o maquinista) comecou a falar varias coisas em ingles, e como eles falam muito rapido eu nao entendo muito bem, rsrsrsr, mas ara algo assim:

Bla bla bla, bla, bla bla, ALL CHANGE, bla bla bla bla, ALL CHANGE, bla bla bla bla bla bla, All CHANGE, bla bla bla, ALL CHANGE, bla, bla, bla.

Sendo assim, eu acho que entendi o que era o mais importante, e na verdade e isso que importa.

Quando o metro abriu as portas todo mundo saiu rapidinho e como eu so entendi que era pra trocar de metro, tambem sai correndo atras de todo mundo, (nem eu me aguento, rsrsrsrsrs)

De repente varios policiais dentro do metro, e todo mundo do lado de fora so olhando e eu me sentindo em um filme de Holywood, nem sabia se ficava com medo ou achava tudo aquilo muito massa.

Esse metro foi embora, outro veio 2 minutos depois; Todo mundo entrou no outro metro com a mesma cara de paisagem, como se nada tivesse acontecido, cada um seguiu seu caminho, e eu o meu.

Minha Primeira Entrevista

05/08

Hoje foi a minha primeira entrevista de emprego.
Foi a Raisa (que mora comigo) que arranjou para mim.
Ela trabalha no SALSA, um bar latino que de manha e restaurante e serve comida brasileira e de noite e um bar de salsa e serve comida mexicana.

Fui conversar com o Claudio, um brasileiro que e gerente la.
Me candidatei para a vaga de cozinha e claro. E ele disse que quando precisar de alguem podera me chamar para fazer um teste.

Ok, I'm waiting...

Meu Primeiro Dia de Aula

04/08

Minha professora chama Anna. Ela e muito fofa e queridissima.
Voces lembram dos meninos que eu conheci no aeroporto? Pois e, todos eles estao na minha classe que e o Pre-intermediate que comeca as 9h30 ate 12h30.
Na minha turma tambem se encontram algumas pecinhas interessantes: Filipe (SP) gente finissima e super carismatico, Felipe (BA) bichinho sossegado la de Salvador, Natalia, Marcela, Barbara, Vania, todos brasileiros.
Tem tambem a Victoria que e francesa (16 anos), o Bunyamin que e da Grecia (ele tem 15 anos e parece aqueles menininhos de filme antigo), e da Turquia tem a Bahan (16 anos), o Volkan (31 anos) e o Ramazan (17 anos) que e o "palhaco" da turma. Ele e o Filipe quando se juntam sao os melhores, os mais engracados.

ps: Quando os turcos falam em ingles e dificil entender. Eles falam tudo com muito sotaque, meio rash rash rarara rash, mais ou menos assim. E tao dificil que fica ate difcil de explicar.
Sempre que um deles fala comigo eu sempre concordo, porque nao consigo entender nada mesmo. Ok, yes, Ok, I agree, rsrsrsrsrrs.

A noite quando cheguei em casa, a Erica que e uma brasileira que mora comigo convidou a Milena, o Ivo (que e de Portugal e tambem mora comigo) e eu para conhecermos a boate em que ela trabalha. Por que nao?????
La fomos nos para o WALKABOUT uma boate australiana.

Eu sei o que voce esta pensando, e isso mesmo, hoje e segunda-feira, eu sei. Mas saiba voce que as melhores baladas aqui sao as segundas-feiras. It's Crazy!

Bom, de australiano mesmo devia ter um 5 somente, mas a boate estava LOTADA de pessoas de todas as partes do mundo.

Detalhe importante: voce que e brasileiro e pensa em ir para uma baladinha em Londres lembre-se: desodorantes vencidos e cheiro de suor e muito comum a partir de um certo horario e as pessoas locais nao se incomodam nenhum pouco com esse fato.
Acreditem se quiserem, os banheiros tem desodorantes para que voce use diante um pagamento simbolico e mesmo assim ninguem usa.
Pessoas que estao acostumadas com pessoas que cheiram bem, com certeza passarao mal na maioria das baladas aqui. Massss, pode ser que voce se acostume, rsrsrrs.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Domingao

03/04

Hoje acordei e estava chovendo (nenhuma novidade, ja que aqui chove varias vezes ao dia), me arrumei e corri para assistir ao culto na Hillsong Church (so a minha mae sabe o que isso significa para mim).
Cheguei la e ja estava lotada. Fui recepcionada pela Bella- uma garota de Portugal - e fui informada que quem falaria naqueles cultos (sao dois pela manha, um seguido do outro) eram Bryan e Bobbie Houston. Nooooo, quasei morri. Como ja disse anteriormente, eles sao os fundadores dessa igreja na Australia e tambem sao grandes lideres nos trabalhos cristaos. Assisti os dois cultos seguidos, um com o Bryan e outro com a Bobbie e fui profundamente tocada. (pensei na Isa Marcuz - conheci a Hillsong por ela)

Ja no meio da tarde encontrei-me com a Rita e conheci o "Do Mato" seu namorado.
Depois de caminharmos um montao, entramos no Tesco - uma rede de supermercados que vende de tudo e muito, muito barato: lata de coca 0,55p, amaciante £1,30, 3 latas de milho £1,87, etc.
Fui para a fila e quando observava as pessoas vi um homem vestido com uma dolma que estava bordada no peito: "GORDON RAMSEY at CLARIDGE'S RESTAURANT".
VOCES ESTAO ME ENTENDENDO??????? Simmm isso mesmo, o cara trabalhava no restaurante de um dos Chefs mais influentes da atualidade, o Gordon Ramsey - aquele que faz o programa HELL'S KITCHEN e THE F-WORD e de lambuja e lindo.
E como nao poderia deixar de ser fui conversar com ele. Falei que eu dava aula em um curso de gastronomia no Brasil e que gostaria muito de conhecer os restaurantes do Chef Gordon. Ele se apresentou como Dino e foi educadissimo, me "convidou" para conhecer o restaurante um dia e tambem deu umas risadinhas, - acho que ele estava rindo do meu nervossismo e do meu "maravilhoso" ingles. Ok, I don't care.

Rita, Do Mato e eu seguimos para um Pub, o Shakespeare's Head (29 Great Marlborough Street - Oxford Circus - W1F 7H2). Pedimos uma cerveja italiana Peroni - e boa porem fraquinha - e para comer pedimos o City Sampler - a platter of chicken wings, garlic bread, coktail sausages, potato wedges, nacho chips with sour cream & barbecue sauce (asinhas de frango, paes de alho, mini salsichas alemas, batatas defumadas e grelhadas com a casca, nachos/doritos e molhos de churrasco e um tipo de queijo). MAGNIFICO!

As cervejas inglesas geralmente sao servidas quentes. Existe uma variedade imensa e voce pode pedir PINT que e um copo de 500ml e custa £3.

Beautiful Day!

01/08/2008

Hoje foi um grande dia!
Nao tenho mais dores, nao me sinto mais sonolenta e ja estou me sentindo mais acolhida e mais segura.

Como agora tenho que me virar sozinha, acordei cedo e fui pro outro lado de Londres para me registrar na Policia (todo imigrante tem um prazo de 7 dias pra fazer isso). Assim que sai da estacao fui andando, andando, e me vi perdida. Pedi informacao para um ingles e ele me indicou um departamento de policia logo a frente. Nao era ali. O policial rindo da minha cara e do meu maravilhoso ingles, me deu um mapa me mostando que era totalmente o oposto do que eu ja tinha andado naquela avenida.
Voltei tudo novamente e me perdi de novo (detalhe que eu estava com o mapa na mao). No caminho parei uma menina e pedi informacao; como nao entendi nada, perguntei da onde ela era: Turquia. Ela tambem estava com o mesmo mapa na mao.
Eu nao entendia nada do que ela falava e ela tambem nao me entendia (isso porque estavamos tentando falar ingles, rsrsr), mas fomos andando juntas para o mesmo lado ate que chegamos na bendita policia. Nada que um bom curso de mimica nao nos ajude nessas horas.

Depois de la, fui ate a minha escola de ingles para fazer o teste de proficiencia e acabei ficando no pre-intermediario.

Sai da escola e descobri que era so eu atravessar a rua e estaria na igreja Hillsong ( aquela que tem a sede na Australia), mas ali e o Dominion Theatre (teatro construido em 1928 e transformado em cinema em 1930), entao durante a semana nao se encontra ninguem da igreja porque ela so funciona aos domingos e durante a semana e cinema.

No final da tarde me encontrei com a Rita e fomos ao Hyde Park - o parque mais famoso de Londres e tambem cenario de muitos filmes - As pessoas costumam tomar sol deitadas no gramado, fazem piquiniques, caminhadas e tambem se pode alugar barquinhos para passera pelo Lago Serpentine que fica dentro do Parque.
Era final de tarde, foi so eu sentar a beira do lago que o sol foi embora e comecou um vento muito forte. Mas ali eu chorei e orei agradecendo a maravilhosa oportunidade de poder conhecer esses lugares.

A noite quando cheguei em casa conheci o Dico que tambem mora na minha casa. Ele e de Brasilia, esta trabalhando e estudando em Londres, e e daquelas pessoas que todo mundo tem que conhecer um dia.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Na Terra da Rainha

Here I'm!
31/07

Hoje acordei com varias manchas vermelhas pelo corpo e com os olhos inchados. A Milena me disse que o inchaco e por causa da polinizacao. Ok, wherever!

O Marcelo passou em casa com os meninos e fomos fazer o caminho ate a escola de onibus. Esse caminho passa pela London Eye (roda gigante mais alta do mundo. Pode se enxergar mais de 40km - abrangendo a capital e o sul da Inglaterra) e pela Tower Bridge (grande fortaleza ao lado do rio Tamisa - Comecou a ser erguida em 1078 e foi ampliada por reis posteriores. Hoje abriga o arsenal da cidade, as Joias da Coroa e a Casa da Moeda). It's Awsome!!!

Chegamos na frente da escola e o Marcelo achou melhor nos fazermos o teste de proficiencia mais tarde. Entao demos uma volta pela Oxford Street.
Os meninos tambem ja se ligando da enrolacao do Marcelo resolveram dispensa-lo e entao ficamos so nos 5.
Fomos caminhando ate a Regent Street ate que paramos na frente da Hamleys - a maior loja de brinquedo de Londres com cinco andares. Tambem e uma loja para adultos que ainda gostam de brincar, rsrsrrsrs. (alguns funcionarios ficam vestidos de personagem infantis famosos)

Eu tinha que encontrar a Rita as 17h00 na Primark para ela me ajudar a comprar um edredon.
A Primark e uma MEGA loja que vende de tudo muito, muito muito barato: blusinhas por £2, 6 pares de meias por £2,50, edredon por £9, sapatos por £14, e mais bolsas, almofadas, pulseiras, pijamas, biquinis, toalhas, etc. (a Bruna, a Tata, a Mary com certeza enlouqueceriam aqui, rsrsr)

Bom, ainda eram 14h45, entao eu fui procurar um lugar para comer.
Entrei naquela rede KFC, do you know? Como eu nao entendia o que estava escrito, eu pedi o lanche que aparecia na foto. Entao veio um lanche de frango, batata frita, um copao de pepsi, um milho espetado num palito, um espetinho de frango empanado e um potinho com molho a base de maionese. Como estava morrennnnnnnnnndo de fome mordi logo o espetinho de frango... sabe aqueles desenhos animados que quando come-se pimenta sai fogo pelas orelhas e pela boca??? Ya, isso aconteceu comigo. Era muito, muito, muito picante e depois disso eu nao senti mais gosto de nada. Depois fiquei pensando: "Acho que era por isso que tinha um desenho de fogo atras desse lanche."

Voltei e sentei na frente da Primark para esperar a Ritoca.
E muito engracado observar as pessoas... Londres e realmente a cidade mais cosmopolita do mundo.
Alguns garotos sao extremamente lindos e outros sao punks demais e isso serve para as garotas tambem. Elas usam saias curtissimas, meia-calca por cima da legging, blusas muito coloridas, todas usam sapatilhas (quase nao se ve salto alto), tem os cabelos mais loucos do mundo, tem os cabelos coloridos ou na maioria em tons loiro prateado, usam muita maquiagem mas nao batom, nao pintam as unhas (somente as negras e as indianas), a maioria dos homens usam calcas jeans estilo "ramones" - retinha e justa -, usam oculos enormes e coloridos e todos, exatamente todos, tanto homem quanto mulher raramente tomam banho e escovam os dentes. (e, eu sei, isso e uma triste e fedida realidade). Eu acho que eles poderiam pensar em exportar desodorantes e dentistas do Brasil.

sábado, 2 de agosto de 2008

LONDON - UK

I'm going to London!
29/07

No aeroporto conheci meus amigos intercambistas (Fernando (Itápolis), Éric (São Paulo), Leandro (Indaiatuba) e Diego (Maranhão). Até aí tudo bem. Somente um Oi.
Depois das despedidas dos amigos e familiares, já a caminho do embarque, todos os meninos se mostraram um encanto, sempre procurando dar o máximo de atenção e lembrando de ficarmos sempre juntos.
No avião sentei com uma menina de Curitiba, a Flávia que é modelo e também estava indo pra Londres estudar mas não na mesma escola que a minha.
Foram 9 horas de viagem até Madri (e como disse a Tia Raquel quando olhou a minha passagem: "Quem disse que você não ira pra Espanha antes de qualquer outro país??") rsrsrsrsr.
Ficamos no aeroporto por mais ou menos 1hora até embarcarmos em um avião da Ibéria (modelo Teco-Teco de tão velho), para mais 1h45 de vôo até Londres.
Eu ja estava cansada, com fome (a ultima vez que tinha comido algo era 5h00 da manha no horario de Londres) e o aviao tocava uma musica infernal e a comida era VENDIDA, e em euros e eu so tinha libras na carteira e 5 dolares que a Bruna havia me dado.
De repente o aviao comecou a dar voltas em volta do aeroporto e por um momento todos os comissarios correram em direcao a cabine e fecharam as cortinas do corredor. O meu ouvido que ja estava intupido parecia que ia estourar e a minha cabeca parecoia inchar de tanto que doia.
Criou-se um discreto panico entre todos e eu me sentia em estado de sonolencia eterna.
Enfim, o aviao se alinhou ao Tamisa e aterrisou (o rio Tamisa serve como uma especie de rota, pois os avioes se alinham a ele para comecar a descida). E aquele leve nervosismo em relacao a imigracao comecou a somar-se a todo o resto.
Depois de passarmos ilesos pela imigracao, fomos recebidos pelo Joao. OPS..., ate entao estavamos esperando um tal de Marcelo.
OK, o Joao prestava servicos para o Marcelo; E de acordo com ele, ninguem esperava pelo Leandro - isso queria dizer que o Leandro estava sem acomodacao por enquanto, e por isso ele teria que esperar pelo Marcelo no aeroporto, ja que nao havia lugar no carro para ele.

Assim seguimos nosso caminho por mais ou menos 1h30 ate a casa onde os meninos ficariam (as casas aqui sao como conjuntos habitacionais. A diferenca do Brasil e que sao em estilo vitoriano).
Yesss, agora era a minha vez, uhuuuu. Eu com o endreco na mao so observando o meu caminho ate em casa...
Tivemos que parar por um tempo ate o GPS funcionar porque o Joao nao conhecia o meu endereco.
Muitas voltas depois, quando chegamos ao local, olhei em volta e aquilo mais parecia uma comunidade de indianos e arabes, e eu pensando: "Se o Bin Laden resolver fazer outro atentado, com certeza sera nesse bairro e dai eu to ferrada."
Quando tocamos a campainha, um gaucho de Cachoeira do Sul abriu a porta e disse que nao estava esperando nenhuma garota, afinal, ali moravam 8 homens.
Entao vai o Joao ligar para o Marcelo. Para o Joao, o Marcelo falava uma coisa e para mim outra; e assim foi ate eu perceber que nao tinha casa para eu ficar.
Educadamente o Joao me disse que iria me deixar em uma Agencia brasileira porque ele tinha outras coisas para resolver.

Obs: Voces que me conhecem bem ja conseguem visualizar o meu estado emocional?????

Ja eram quase 15h00 e eu estava sem comer e beber nada desde as 5h00 da manha, estava no auge da canseira, pingando de calor, com os pes parecendo 2 bolas de futebol de tao inchados dentro da minha galocha listrada de azul e rosa me sentindo um ninguem no meio de lugar nemhum.

Imaginem so... comecei a chorar. E obvio! E o Joao tentando me acalmar...

Entao ele me levou a te uma agencia brasileira porque a dona de la arranjaria um lugar para eu morar. (a dona e a Rosana, irma dele. Caramba, porque nao falou antes????)

Voces conhecem anjos?? Pois e, a Rosana foi um anjo no meio de toda aquela Tsunami emocional).
Na mesma hora entrou em contato com a minha agencia no Brasil, deixou eu ligar para a Rita que e a minha amiga que mora em Londres e tambem para a minha mae, que e claro eu nao contei nada do que estava acontecendo. (nao quero nem ver a hora que os meus pais lerem isso)

Tudo mais ou menos resolvido, a Rosana me indicou um lugar ali pertinho para comer e a sugestao era FISH SISH.
Quando olhei na porta do lugar estava escrito FISH and CHIPS, yess, isso mesmo, o prato mais tipico da Inglaterra.
FISH SISH e um espetinho de frango em cubos medios grelhados e temperados com um molho levemente picante acompanhado de pitta bread (pao sirio), batata frita e mais um montao de salada que voce pode escolher entre: alface, tomate, pepino, aneis de cebola temperados com oregano, repolho e jalapenos. Uauuuu aquilofoi tao reconfortante.

Subi para o meu quarto e conheci as minhas roommate: Milena que nasceu em Santa Catarina e morou 8 anos em Salvador (ela e igual a minha amiga Duda do Guaruja - acho que por isso nos demos bem logo de cara) e a Raiza que e de Campo Grande.
Joguei minhas malas no chao, me joguei na cama e "capotei".
La pelas 18h00 quem a parece no quarto???? a RITA (pra quem nao sabe, ela e a minha amigona que mora em Londres). Parecia uma visao, mas eu abracei ela bem forte pra ter certeza de que era real; entao chorei mais um montao...

domingo, 20 de julho de 2008

Estamos em fase de construção.
Abriremos em breve!
Obrigada